Claudia Sender

Tam

Há três meses, Claudia Sender ocupou as manchetes da imprensa nacional ao ser nomeada como a primeira mulher a presidir uma companhia aérea no Brasil, e com apenas 38 anos. Desde dezembro de 2011, Claudia era vice-presidente da unidade de negócios domésticos da empresa líder do setor e se destacou por conseguir executar um plano de segmentação de tarifas, que basicamente consiste em implementar um sistema de vendas que identifique e ofereça passagens
mais baratas aos clientes que viajam a lazer e mais caras aos que viajam a negócios. Com essa estratégia, a companhia conseguiu elevar a sua taxa de ocupação dos voos domésticos de 62,7% para 73% em um ano e ganhar um ponto percentual de mercado, mesmo com redução de 11% na oferta de assentos no período. “Os expressivos resultados de Claudia em geração de valor, foco no consumidor, sua capacidade de formar e liderar equipes a credenciam para a tarefa de universalizar as viagens aéreas neste que é o terceiro maior mercado doméstico do mundo”, declarou Marco Antonio Bologna, presidente da holding TAM S.A., quando anunciou sua sucessora. A TAM é líder do mercado doméstico com de 41,9% de participação, seguida pela Gol (33,69%), Azul (13,25%), Trip (4,09%) e Avianca (7,06%). Em termos de voos internacionais, a TAM lidera com 85,24% de participação e a Gol responde por 14,76%.
Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e com MBA pela Harvard Business School, a executiva é casada e tem o desafio de buscar resultados em um setor que passa por uma séria crise. Em 2012, a TAM teve prejuízo de R$ 1,2 bilhão, que representa um crescimento de 272%
em relação ao ano anterior (quando havia perdido R$ 335 milhões). Tanta pressão a fez ser a única das homenageadas do Women To Watch que não pôde abrir sua agenda para ser entrevistada pela reportagem. Antes da TAM, passou sete anos no comando do marketing da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp e Consul. Iniciou sua carreira na Bain & Co.

Outras Homenageadas

Patrocínio

Apoio

Apoio de Mídia

Idealização

Realização