Carla Schmitzberger

Alpargatas

Prestes a descer do elevador, uma mão feminina barrou o movimento de Carla Schmitzberger, 51. “Não. Aqui os homens vão primeiro”, repreendeu a própria tradutora, acostumada à cultura da Coreia. Carla foi pega de surpresa, já que vive em um mundo onde as mulheres é que estão saltando à frente das decisões. A
diretora da unidade de negócios de sandálias da Alpargatas aprendeu também a cumprimentar um dos distribuidores israelenses sem nunca estender-lhe a mão. Culturais ou não, as diversidades contam a história de Havaianas e da própria Carla. As sandálias que viraram ícone do Brasil no mundo podem ser encontradas dos redutos mais populares do País às galerias mais luxuosas da França. Já sua trajetória começa na Alemanha, onde nasceu. Filha de pai austríaco e mãe brasileira, morou em diversos países na infância e juventude como Kuwait, Bolívia, Canadá, Estados Unidos e Brasil.
Mudanças também foram frequentes na sua carreira. Formada em engenharia química pela Universidade de Cornell, de Nova York, iniciou sua trajetória profissional na Procter & Gamble, em Frankfurt, na área de desenvolvimento químico, uma função extremamente técnica. No entanto, a
gigante norte-americana a apresentou ao mundo do marketing e, desde então, teve início uma relação apaixonada. De volta ao Brasil, começou a trabalhar na Johnson & Johnson. Antes de entrar na Alpargatas, em 2006, Carla foi vice-presidente executiva de marketing do Citibank América Latina, após ter passado pelo Credicard.
O fato de ser solteira e sem filhos a deixa mais livre para seus dois hobbies: a fotografia e o mergulho. “Não deixei de casar ou ter filhos por causa da carreira. Não sei dizer se isso mudaria algo. As mulheres fizeram conquistas, mas esqueceram de dizer que tinham que abrir mão de alguma coisa. Não dá para ter tudo. A vida é feita de prioridades”, desabafa. Do auge dos seus 30 anos de carreira, Carla comanda hoje uma operação que se prepara para migrar também para roupas e outros tipos de calçados, além de manter a sua expansão no varejo.

Outras Homenageadas

Patrocínio

Apoio

Apoio de Mídia

Idealização

Realização